Quais tendências terão o maior impacto sobre as empresas de contabilidade e seus clientes ao longo dos próximos cinco anos? E quão preparados estão os contadores para aproveitar essas tendências? Essas duas perguntas são fundamentais para toda e qualquer contabilidade que busca crescer e fazer com que os seus clientes cresçam junto.
Uma pesquisa realizada pela Wolters Kluwer, com cerca de 500
contabilidades norte-americanas, definiu as 5 principais
tendências que todo o mercado contábil irá encarar nos próximos anos:
1. Maior foco no serviço ao cliente;
2. Desafios da integração de tecnologia;
3. Oportunidades digitais;
4. A gestão de talentos e
planejamento de sucessão;
5. As mídias sociais como ferramenta
de negócio.
O serviço ao cliente progrediu nos
últimos anos. O contato entre a empresa e seus clientes passou de pouco
frequente e superficial para mais presente e aberto. O grande desafio agora
é proporcionar melhor atendimento ao cliente, aproveitando-se da
tecnologia para automatizar processos e liberar sua equipe para oferecer uma
consultoria personalizada através de aconselhamentos estratégicos aos
clientes.
“Agilidade supera capacidade. O ritmo de mudança está mais rápido do que
nunca, e os contabilistas que se concentram mais na agilidade do que na
capacidade vão prosperar nos próximos anos.” Doug Sleeter, fundador e CEO da
The Sleeter Group Inc., o maior órgão independente norte-americano de apoio à
contadores de MPE’s.
De acordo com os resultados da
pesquisa, oito em cada dez empresas afirmam que um maior foco no serviço
ao cliente terá um enorme impacto sobre o futuro do seu negócio. Além
disso, quando solicitados a classificar a importância da tecnologia para
empresas de contabilidade, 76% dos escritórios que se sentem muito bem
preparados, disseram que a tecnologia terá um impacto
importante sobre a sua capacidade de prestar serviços, suporte e agregar
valor, bem como manter os clientes.
Muito se fala hoje sobre
investimentos estratégicos em tecnologia, oferecendo um caminho de migração e
integração harmoniosa de tecnologias novas e emergentes. Mas quais são as
recompensas para a integração de tecnologias?
Hoje, no Brasil,
muitas automatizações já ajudam os escritórios a realizar os
fechamentos contábeis de seus clientes, como por exemplo a baixa das notas
fiscais de saída dos clientes que pode ser feita do site do governo. Mas o que
ainda é um grande atraso para os escritórios são os inúmeros documentos que
depois de digitados pelos clientes, precisam ser novamente digitados e lançados
no sistema da contabilidade. Por isso, o ContaAzul está desenvolvendo
um software que revolucionará a forma como os escritórios contábeis
encaram essa realidade, podendo reduzir toda a digitação da movimentação
financeira que, segundo nossos estudos levam em média dois dias inteiros de
trabalho para cada cliente, para apenas quinze minutos.
Redução dos custos, aumento da
produtividade dos funcionários, aproveitamento dos dispositivos móveis e
plataformas digitais, e integração com a nuvem. Tudo isso já é uma
realidade em algumas contabilidades.
De acordo com a pesquisa, quase 80%
das empresas que se dizem preparadas para as novas tendências digitais, afirma
que tal realidade irá desempenhar um papel muito significativo em seus negócios
dentro dos próximos cinco anos.
Além disso, entre os 93% dos
contadores que dizem ter soluções móveis já implementadas ou fazem planos de
possuir, afirmam que o benefício número um é de melhorar o
atendimento ao cliente (58%), seguida pela melhoria da produtividade (55%) e
maior qualidade de vida profissional e pessoal (49%).
Apesar de não ser uma realidade
brasileira, a pesquisa também constatou que a maioria dos escritórios contábeis
norte-americanos (65%) já adotaram a tecnologia cloud em
seus processos.
Um grande desafio para os escritórios
contábeis é a identificação e gestão de novos talentos, assim como o
desenvolvimento de novas e diferentes habilidades, e gerenciamento da
aposentadoria de líderes seniores. Segundo a pesquisa, quase 7 em cada 10
empresas preocupam-se com a gestão de novos talentos e investem em uma equipe
de planejamento de sucessão. Uma realidade do mercado contábil brasileiro é que
75% dos contadores possuem mais de 40 anos de idade.
“Grandes empresas, com 50 ou mais
empregados, normalmente têm planos de sucessão, com os esforços para reter
talentos. Entre as empresas menores, com menos de 25 trabalhadores, cerca de
70% não têm qualquer tipo de plano de sucessão, nem intensão de capacitar os
seus empregados. Isso se traduz em um enorme desperdício de talentos.” Bill
Carlino, Diretor do Transition Advisors
Segundo uma pesquisa realizada em
dezembro de 2014, pelo empresário Roberto Dias Duarte, cerca de 33% dos
escritórios contábeis utilizam as funcionalidades das redes
sociais como forma de divulgar sua empresa, comercializar os seus
negócios, encontrar e engajar os clientes on-line e acompanhar o cenário
competitivo. Entre os outros 70%, alguns escritórios planejam ingressar em um
futuro próximo e outros nem ao menos cogitam a hipótese de usufruir da
ferramenta.
As empresas que utilizam as mídias
sociais dizem que os maiores benefícios de se ter presença
digital estão no aumento da satisfação do cliente, seguido pelo benefício
de atrair e conquistar novos negócios.
“O uso de mídias sociais para ‘ouvir’
os clientes e entender suas indústrias é uma forma poderosa de se conectar e
aprofundar suas relações com os clientes. Re-twittar, ‘gosto’, e compartilhar
suas notícias e histórias podem manter sua empresa em frente ao mercado de
forma contínua.” Tom Hood, CEO da Associação de CPAs de Maryland.
Depois de absorver toda essa
informação, é importante pô-la em prática. Como você vê sua contabilidade
daqui a cinco anos? Responda as perguntas a seguir e veja se seu escritório
está preparado para as novas tendências:
1. Você tem focado em estreitar o
relacionamento com o seu cliente?
2. Tem buscado ser mais que um
contador, um verdadeiro consultor financeiro?
3. Procura automatizar os seus
processos manuais para maior produtividade?
4. Preocupa-se em encontrar formas
mais seguras para manter as suas informações e a dos clientes, como a
tecnologia cloud, por exemplo?
5. Investe em capacitação de
funcionários?
6. Usa alguma ferramenta digital para
divulgar a sua marca?
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