Não
compete aos CRCs o estabelecimento de valores a serem cobrados sobre os seus
serviços prestados como profissional da contabilidade. O tabelamento de
honorários contábeis é feito pelos sindicatos apenas para criar valores de
referência para a categoria, mas cabe aos contabilistas seguir ou não tais
tabelas como piso mínimo de seus honorários.
Para lhe
ajudar à precificar corretamente seus honorários contábeis, nós
separamos 5 Dicas de Como Fixar os Valores dos
honorários contábeis:
1 – Utilize a Tabela Referencial de
Honorários.
Primeiramente
o Contabilista deve observar o artigo sexto da Resolução CFC nº 803/1996 que
aprova o Código de Ética Profissional do Contador. O artigo
sexto desta resolução aborda vários aspectos sobre á cobrança dos honorários
contábeis.
Vale a
pena também acompanhar as tabelas dos sindicatos. Cada Sindicato divulga
periodicamente uma tabela referencial de honorários contábeis sugeridos, para
ser adotada como base. Procure o sindicato da sua região, como o: Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, do Rio de janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Goiás… etc e busque a tabela de honorários mais atualizada.
2 – Precifique o ativo intangível
O
contabilista é um profissional intelectual, e como todo profissional
intelectual, o seu produto é o seu próprio nível de qualificação, ou seja,
um Ativo intangível.
Então observe que para uma mesma empresa contabilistas (de diferentes níveis
de qualificação) podem cobrar valores totalmente diferentes.
Por isso,
faz todo sentido você cobrar mais caro quando há situações em que se sente
especialista naquele perfil de cliente, empresa ou negócio. Isso é uma tática
boa para lhe dar prestígio e nome quando o assunto são clientes/empresas de
perfil X e Y. Por isso, tente sempre se especializar em determinados tipos
de empresas, negócios, ramos de atuação para que possa, em um futuro
próximo, cobrar a mais pelo seu trabalho.
3- Compare com a concorrência
(benchmarking)
Faça
pesquisas regulares dos honorários contábeis praticados. Você pode
fazer isso utilizando-se de pesquisa de campo ou através de pesquisas
mercadológicas, como por exemplo a Pesquisa Mercadológica de
Honorários Contábeis da FENACON
O Benchmarking é processo no qual uma empresa
compara seus processos, produtos e preços com os
concorrentes, com o objetivo de identificar oportunidades e realizar melhorias
na empresa.
4 – Contabilize todos seus custos
Avaliar,
criteriosamente, quais os custos e as receitas correspondentes, por clientes é
fundamental no processo de estipulação do valor do honorário contábil. É muito
importante que se faça um acompanhamento mensal do tempo dedicado a cada um de
seus clientes para que se possa adaptar, com mais precisão, o valor dos
honorários cobrados de cada um deles.
Mas você
como gestor de um negócio contábil também precisa ter uma visão macro dos seus custos. Para fixação de
preços, tente estabelecer critérios técnicos e objetivos (utilize, como
sugestão, a “planilha de honorários
contábeis”).
5 – Contrato Flexível
Estabeleça
em contrato valores fixos que acobertam as atividades mínimas que você já sabe
que aquele cliente irá precisar como a geração das devidas guias e envio das
obrigações acessórias daquela cliente.
Tente
estabelecer contratos que lhe permitam cobrar individualmente por serviços
ocasionais e que tem grande oscilação no volume de trabalho demandado. Por
exemplo.: a movimentação de funcionários ( contratação e demissão ) você pode
cobrar individualmente por cada operação. Assim, a situação ficará justa tanto
para o empresário que pagará somente conforme o volume que utilizar, e o
profissional contábil receberá também na mesma medida do volume de trabalho
demandado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário